COMO TER MELHOR GESTÃO DE TEMPO
Se você já nos conhece, com certeza sabe a importância de ter uma boa gestão de tempo.
E claro, se você já buscou aplicar algum tipo de planejamento nas suas atividades semanais e/ou diárias, entendeu que por mais que seu planejamento seja bom, bem intencionado e com foco e metas bem estabelecidas, se você não consegue colocá-lo em prática, ele não faz sentido algum.
Um ponto chave que as pessoas acabam deixando de lado, é que para conseguir cumprir com o planejamento, é necessário ter uma boa noção de gestão de tempo.
MAS O QUE FAZER PARA TER UMA GESTÃO DE TEMPO MAIS EFICAZ?
Assim como todo mundo, durante nossas trajetórias acabamos acertando e errando muitas vezes, consequentemente, aprendemos com nossos erros quais são os meios mais eficientes e corretos para atingir o que almejamos.
Dentro da Mentoria Titã, entendemos 3 pontos fundamentais, testados e que comprovam que são funcionais que que farão toda a diferença para desenvolver uma melhor gestão de tempo:
1- Saiba lidar com imprevistos:
- Eventualmente, mesmo que tenhamos todo um planejamento já estabelecido, acabam surgindo eventos inesperados que acabam nos fazendo deixar de lado as atividades planejadas para resolver aquela bomba que acabou de aparecer
- E sim, não importa o que aconteça, os imprevistos sempre vão acontecer.
- Isso causa uma bagunça gigante e, quando vemos, já perdemos o controle de tudo.
Saber lidar com isso é fundamental para apurar a sua gestão de tempo, portanto, já deixe um tempo alocado somente para lidar com aquilo que estava fora da sua programação
- Diariamente, separe um espaço voltado somente para os imprevistos. Assim, mesmo que eles aconteçam, já terá sido alocado um tempo para que você possa lidar com eles e manter a disciplina na sua rotina planejada.
Caso tenha que ser resolvido de imediato, realoque as atividades: pegue a atividade que você deveria estar fazendo naquela hora e coloque-a no lugar do espaço reservado para o “imprevisível”.
- Ah, é extremamente importante moldar esse tempo de acordo com sua realidade, portanto, vá testado e ache aquilo que se enquadra melhor na sua gestão de tempo
E se os imprevistos não acontecerem?
É simples: a intenção aqui é ser o mais eficiente o possível com o pouco tempo que temos disponível, então coloque outra atividade que deveria ser executada durante a semana ou do mês no espaço extra destinado ao que não estava previsto.
2- Comece pelo mais importante:
Para ter uma gestão de tempo eficiente é importante saber estabelecer bem suas prioridades, então por lógico, é fundamental fazer logo de cara aquilo que é mais importante dentro do seu planejamento
- É simples: tudo aquilo que for urgente nós sempre daremos um jeito de cumprir, porém muitas vezes aquilo que é importante é deixado de lado caso não seja urgente.
Não viver em função de imprevistos é fundamental para ter uma gestão de tempo eficaz e assim manter a consistência no seu planejamento. Afinal, as atividades importantes são aquelas que nos geram mais resultados no médio e longo prazo.
3- Faça mudanças graduais:
Seja esperto:
- Entenda que gestão de tempo muito provavelmente é algo novo pra você
- Portanto, nesse começo passe a alocar mais tempo para as atividades do que você normalmente julga necessário
Isso vai te dar uma margem para trabalhar durante a semana. Nesse início de mudança, é muito melhor se comprometer e se planejar a cumprir menos atividades e ir refinando seu planejamento aos poucos do que estar todo dia perdendo o controle e não conseguindo cumprir com o seu planejamento.
Se você não aguenta mais viver em função dos incêndios e quer aprender mais sobre gestão de tempo e planejamento, te convido a clicar aqui e conhecer a Mentoria Titã